Todos nós já utilizamos, pelo menos uma vez, caixas longa-vida (sim, aquelas caixinhas de leite mesmo!) para criar algum produto – para nós mesmos, durante a infância ou a adolescência; para nossos filhos ou conhecidos –, como uma casinha, um carrinho, dentre muitos outros (entre esses outros, um clássico: cestinhas de Páscoa!).
Mas você já imaginou criar um produto maior? Algo real, como uma biblioteca?
Pois é, ao todo, o Brasil inaugura cinco bibliotecas – que terão parte da sua estrutura construída a partir do reaproveitamento de caixas longa-vida – até o dia 1° de julho. As bibliotecas farão parte de ONGs e escolas públicas de diferentes estados brasileiros. Esta iniciativa, desenvolvida pelo Instituto Educare e pertencente ao projeto Ecoteca, pretende incentivar o hábito da leitura nas crianças e adolescentes do país e, ao mesmo tempo, educá-los para princípios básicos da sustentabilidade, como o reaproveitamento de materiais.
O acervo inicial de cada biblioteca contabiliza 500 obras de literatura infanto-juvenil, além de livros-brinquedos e bonecos de fantoche para as crianças menores. Os espaços ainda serão utilizados para outras atividades culturais, como apresentações de teatro, contação de histórias e saraus musicais e literários.
Este projeto é patrocinado pela ADM Brasil, e as bibliotecas serão instaladas nas seguintes ONGs e escolas públicas do país:
- Associação de Pais Pró-Centro de Recuperação para Excepcionais, em Santos, SP;
- Casa Abrigo Rotativa, em Rondonópolis, MT;
- Escola Estadual Osvaldo Rezende, em Uberlândia, MG;
- Escola Municipal Rotary Fristz, em Joaçaba, SC e
- ONG Cidade dos Meninos, em Campo Grande, MS.
Veja abaixo como é a composição de uma caixa longa-vida:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui o que você acha do nosso blog e sobre temas relacionados a preservação do Meio Ambiente