segunda-feira, 6 de junho de 2011

REGULAMENTO GERAL DA V SAAC

Hoje inicia a primeira tarefa da nossa V Semana de Artes, Ciências e Cultura (SACC) do Liceu de Camocim Deputado Murilo Aguiar que é um evento de caráter educativo, que envolve atividades de cunho artístico, cultural, científico, ambiental e esportivo-recreativo, e que esse ano nos traz como tema a preocupação com o meio ambiente. Todas as atividades envolvidas na Sacc busca valorizar oa taletos de nossa escola, como também despertar um olhar crítico sobre certas ações do homem.


Parágrafo Único – Todas as atividades realizadas na V SACC deverão abordar, obrigatoriamente, a correlação entre as Atividades Educativas realizadas rotineiramente no Liceu de Camocim e o respeito ao Meio Ambiente.

Artigo 3º: A V SACC será coordenada pelo Núcleo Gestor do Liceu de Camocim Deputado Murilo Aguiar e Professores Coordenadores de Áreas (PCA’s), e realizada efetivamente pelos Professores, demais Funcionários e Alunos dessa Unidade de Ensino.

Parágrafo Único – A Comunidade Escolar poderá participar da SACC como público espectador, sem, no entanto, intervir diretamente na execução das atividades propostas. A exceção a esse disposto serão somente duas atividades (desfile com roupas de materiais recicláveis e mostra de objetos recicláveis) que deverá ser executada por pais de alunos, nos termos do Artigo 11, XV, itens internos “a” e “b” dessa Minuta de Regulamento da V SACC.

Artigo 4º: Serão convidadas três pessoas – externas ao Liceu de Camocim – de reconhecida índole e caráter e notório conhecimento que farão parte da Comissão Central Organizadora da V SACC.

Parágrafo Único – As pessoas escolhidas deverão compor a Gestão de Escolas Municipais, Estaduais ou Privadas ou serem Representante do Sindicato APEOC.

CAPÍTULO II – DA PARTICIPAÇÃO

Artigo 5º: A V SACC terá a participação de três equipes previamente divididas pela Comissão Organizadora do evento, onde cada equipe terá dois Professores Articuladores que serão os responsáveis maiores pela equipe e pelo trabalho de organização dos demais apoiadores (professores, funcionários e alunos) que farão parte da referida equipe.

Parágrafo Único – Todas as equipes serão compostas por nove turmas, sendo cada equipe de um turno distinto.

Artigo 6º: As equipes terão as seguintes composições: a) Equipe A: alunos das turmas  1º “A”, 1º “B”, 1º C”, 1º “D”, 2º “A”, 2º “B”, 2º “C”, 3º “A” e 3º “B”; b) Equipe B: alunos das turmas  1º “E”, 1º “F”, 1º “G”, 1º “H”, 2º “D”, 2º “E”, 2º “F”, 3º “C” e 3º “D”; c) Equipe C: alunos das turmas  1º “I”, 1º “J”, 1º “K”, 2º “G”, 2º “H”, 2º “I”, 3º “E”, 3º “F” e 3º “G”.



Artigo 7º: Serão articuladores e apoiadores de cada equipe os seguintes professores e funcionários:

I – Rosângela Rocha e JR (Articuladores), Conrado, Rosângela Silva, Jeane, Toinha, Luzielma, Nayara e Paulo Clesson (professores) e Fafá (funcionária) (Equipe A).

II – Luciana e Aníbal (Articuladores), Gilvam, Selmira, Talita, Osmaísa, Fátima, Lusia, JR, Wendel, Navé e Glaúcia (professores) (Equipe B).

III – Ronielly e Bené (Articuladores), Bruno, Cláudia, Lucélia, Juliana, Mário, Whelton e Liduína (professores), Dona Sílvia (funcionária), Duas Monitoras do Turno Noturno (Equipe C).

Artigo 8º: Todas as equipes deverão de modo obrigatório, utilizar o selo padrão da VV SACC que deverá ser impresso à altura do peito nas blusas confeccionadas alusivas ao evento. A parte de trás poderá ser utilizada para expor as logomarcas dos patrocinadores. As blusas deverão ter padrão único na cor branca. As cores padrão de cada equipe serão sorteadas e deverão estar expostas unicamente nas mangas e nas golas das blusas, com único intuito de diferenciar e distinguir as equipes. As cores serão sorteadas em reunião própria para esse fim no dia 23/05/2010 às 16:30h na Sala da Direção. As cores serão: preta, amarela e vermelha. O selo poderá ser modificado por sugestão de qualquer dos participantes das V SACC, desde que apresentada, apreciada e aprovada a sugestão aos componentes da Comissão Central Organizadora do evento, conforme previsão expressa do artigo 3º deste regulamento.

Parágrafo Único – Não serão permitidas propagandas de bebidas alcoólicas, fumo, ou qualquer outro tipo de comércio ou empreendimento que esteja distante dos fins educacionais expressos no artigo 1º deste regulamento.

Artigo 9º: A participação dos alunos na V SACC deverá ser estimulada pelos Professores Articuladores e demais integrantes de cada equipe, e deverá ser recompensada com atribuição de conceitos e/ou notas aos mesmos, mesmo que seja em forma de bonificação.

Parágrafo Único – As bonificações deverão ser repassadas na atribuição de notas do 3º período letivo.

CAPÍTULO III – DAS PROVAS EM DISPUTA E SUA PONTUAÇÃO

Artigo 10: Serão realizadas diversas tarefas de caráter educativo e cumulativamente competitivo na V SACC. As tarefas terão caráter de (1) simplesmente cumprida, ou com (2) estabelecimento de pontuação diferenciada pela ordem de cumprimento, conforme pontuação final feita pelos julgadores de cada tarefa.

Artigo 11: Serão as seguintes as tarefas propostas:

I – Criação e apresentação de Música inédita versando sobre “A contribuição do Liceu de Camocim para a Preservação do Meio Ambiente”. A composição deve ter duração mínima de três minutos e trinta segundos e máxima de cinco minutos e trinta segundos. A apresentação deverá ser acompanhada unicamente por violão(ões) e/ou teclado(s). O número de vocalistas e de instrumentistas é livre, desde que sejam alunos da equipe. Os critérios a serem julgados serão: Letra da Música, Afinidade com o tema proposto, Melodia, Intérprete(s), Instrumentista(s) e Empatia com o público. Em caso de empate os critérios de desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1º ao 5º critério (o primeiro vale mais que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado a soma dos pontos será dividida entre as equipes empatadas. Cada um dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério, indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,2 (zero, vírgula dois). A pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:

1º) 80 pontos,

2º) 50 pontos,

3º) 20 pontos.

A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 50 pontos em sua pontuação geral.

II – Apresentação de Peça Teatral com o seguinte tema: “O que podemos fazer para preservar os recursos naturais de nosso planeta”. Poderão participar em cada equipe o máximo de doze alunos, sendo que pelo menos, o grupo teatral deverá possuir três garotos e três garotas que devem efetivamente participar da peça teatral. O tempo máximo de apresentação deve ser de dezoito minutos.

Somente poderão movimentar o cenário, alunos participantes da peça, ou no caso, de terceiros, a peça deve obrigatoriamente estar parada no momento da apresentação. Cada equipe terá o tempo de até cinco minutos para organizar o local da apresentação com o cenário necessário.

Os critérios a serem avaliados serão: I) Conjunto, Harmonia e Sincronismo; II) Interpretação, Expressão Corporal e Facial; III) Fidelidade ao tema proposto; IV) Desenvoltura e Fidelidade aos Personagens; V) Cenário e Figurino. Em caso de empate os critérios de desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1º ao 5º critério (o primeiro vale mais que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado a soma dos pontos será dividida entre as equipes empatadas. Cada um dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério, indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,2 (zero, vírgula dois).

Cada equipe deverá repassar com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de antecedência o CD (ou outra mídia, caso o sistema de som apresente compatibilidade) com a trilha musical que será utilizada por ocasião da apresentação da equipe, além de uma sinopse breve de compreensão do contexto da apresentação com o máximo de 500 palavras, que será lida pelo cerimonialista antes de iniciada a apresentação teatral. Os professores responsáveis poderão ficar na mesa de som, auxiliando o técnico responsável por essa função, indicado pela organização da V SACC. Em caso de descumprimento desse prazo por qualquer das obrigações, a equipe infratora a esse disposto do regulamento, terá descontado 05 (cinco) pontos da sua pontuação total final emitida pelos jurados.

A pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:

1º) 100 pontos,

2º) 60 pontos,

3º) 30 pontos.

A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 50 (cinquenta) pontos em sua pontuação geral.

III – Apresentação de Dança com o seguinte tema: “Nosso Planeta pede socorro e precisa viver”. Poderão participar em cada equipe o máximo de quinze alunos, sendo que pelo menos, o grupo de dança deverá possuir quatro garotos e quatro garotas que devem efetivamente participar da número de dança. O tempo máximo de apresentação deve ser de dez minutos.

Somente poderão movimentar o cenário, no máximo quatro alunos devidamente credenciados para este fim. Cada equipe terá o tempo de até cinco minutos para organizar o local da apresentação com o cenário necessário.

Os critérios a serem avaliados serão: I) Fidelidade ao Tema Proposto; II) elementos do movimento: partes do corpo, dinâmica, uso do espaço e das ações; III) repertório, improvisação e composição coreográfica; IV) desenvoltura de palco: música, movimentos e espaço cênico; V) habilidades corporais e técnica; VI) Entusiasmo e Simpatia. Em caso de empate, os critérios de desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1º ao 5º critério (o primeiro vale mais que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado se dará através de sorteio. Cada um dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério, indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,2 (zero, vírgula dois).

Cada equipe deverá repassar com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de antecedência o CD (ou outra mídia, caso o sistema de som apresente compatibilidade) com a trilha musical que será utilizada por ocasião da apresentação da equipe, além de uma sinopse breve de compreensão do contexto da apresentação com o máximo de 500 palavras, que será lida pelo cerimonialista antes de iniciada a apresentação teatral. Os professores responsáveis poderão ficar na mesa de som, auxiliando o técnico responsável por essa função, indicado pela organização da V SACC. Em caso de descumprimento desse prazo por qualquer das obrigações, a equipe infratora a esse disposto do regulamento, terá descontado 05 (cinco) pontos da sua pontuação total final emitida pelos jurados.

A pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:

1º) 100 pontos,

2º) 60 pontos,

3º) 30 pontos.

A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 50 (cinquenta) pontos em sua pontuação geral.

IV – Cumprimento da tarefa de entrega de plantas ornamentais. Cada equipe deverá trazer e plantar em locais pré-determinados pela Organização da V SACC as seguintes plantas: 10 mini lacres vermelho, 10 mini lacres amarelo e 20 árvores mini – floresta. Todas as equipes que cumprirem essa tarefa receberão 50 pontos. A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 50 pontos em sua pontuação geral. A análise do cumprimento dessa tarefa ocorrerá por ocasião da V SACC em data a ser comunicada pela Organização do Evento, por meio da Programação Oficial. Por ocasião da reunião que ocorrerá no dia 23/05/2010, na Sala da Direção será sorteado qual canteiro (ou local) cada equipe ficará responsável. A Programação Oficial da V SACC será divulgada às 16:00h do dia 30/05/2011 no Blog do Liceu de Camocim (www.liceudecamocim.blogspot.com).

V – Montagem de barracas para venda de quitutes diversos. Será pontuada como tarefa cumprida. Todas as equipes que cumprirem essa tarefa receberão 50 pontos. A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 50 pontos em sua pontuação geral. Por ocasião da reunião do dia 23/05/2010 que ocorrerá na Sala da Direção serão sorteados os locais em que cada equipe ficará. A análise do cumprimento dessa tarefa ocorrerá por ocasião da V SACC em data a ser comunicada pela Organização do Evento, por meio da Programação Oficial.

VI – Prova do Soletrando. Não serão utilizadas as novas regras ortográficas, tendo em vista que as atuais regras ainda estão vigentes, e o período de transição termina em 2012. Cada equipe deverá escolher para participar dessa prova seis alunos, sendo um aluno e uma aluna de cada uma das três séries. Cada equipe responderá ao máximo de 24 (vinte e quatro) palavras. O tempo de resposta do aluno para cada palavra será de no máximo 20 (vinte) segundos. A cada erro o aluno é eliminado. A prova se conclui ao final das 24 (vinte e quatro) palavras de cada equipe, ou quando somente restar aluno(s) de uma única equipe. Será disponibilizado o significado das palavras, para a consulta dos alunos, que assim requererem. A pontuação será a seguinte:

1º) 80 pontos, 2º) 50 pontos, 3º) 20 pontos.

VII – Prova do Calculando. A prova usará a mesma lógica do Soletrando. Cada equipe deverá escolher para participar dessa prova seis alunos, sendo um aluno e uma aluna de cada uma das três séries. Cada equipe responderá ao máximo de 24 (vinte e quatro) questionamentos. O tempo de resposta do aluno para cada palavra será de no máximo 25 (vinte e cinco) segundos. A cada erro o aluno é eliminado. A prova se conclui ao final dos 24 (vinte e quatro) questionamentos de cada equipe, ou quando somente restar aluno(s) de uma única equipe. Somente serão cobrados na prova os conteúdos aritmética (adição, subtração, multiplicação, divisão), percentagem, raiz quadrada, lógica, expressões. A pontuação será a seguinte:

1º) 80 pontos,

2º) 50 pontos,

3º) 20 pontos.

VIII – Concurso Garota e Garoto Liceu 2011. Cada equipe selecionará dois Garotos e duas Garotas que desfilarão. Cada participante terá duas entradas (com tempo máximo de 01 minuto cada), sendo uma com o fardamento completo da escola e a outra com roupa livre (desde que a roupa não se demonstre indecente), desde que faça menção à preservação do meio ambiente. Todos os tipos de acessórios serão aceitos. Os critérios a serem julgados serão: Simpatia, Desenvoltura no Desfile, Beleza, Harmonia com o Público e Indumentária. Cada um dos três jurados avaliará cada equipe e cada conceito, indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,2 (zero, vírgula dois). A pontuação será a seguinte:

1º) 80 pontos,

2º) 50 pontos,

6º) 30 pontos.

Essa pontuação será para cada um dos dois concursos. Poderá uma mesma equipe receber mais de uma pontuação por concurso. A(s) música(s) de fundo será(ão) definida(s) por cada equipe, que será responsável pela mídia de tal(is) música(s). A(s) música(s) deverá(ão) abordar obrigatoriamente o respeito ao Meio Ambiente. Os vencedores do referido concurso representarão a escola em eventos externos.

IX – Apurado das Barracas. Será computado o apurado geral dos três dias de movimentação nas barracas. A pontuação será a seguinte:

1º) 100 pontos, 2º) 40 pontos, 3º) 20pontos.

Além da pontuação acima colocada a cada R$ 10,00 líquidos apurados, equivale a 1 ponto extra, limitando-se essa bonificação ao máximo de 50 pontos. O valor apurado deverá ser repassado integralmente à Organização da V SACC.

X – Venda de Cartelas do Bingo de R$ 1.005,00 (um mil e cinco reais). Será considerada tarefa cumprida para quem vender o mínimo de 1000 (um mil) cartelas. Vale 150 pontos. O que exceder de 1000 cartelas será bonificado de modo extra, seguindo a tabela abaixo: a) de 1001 a 1250 cartelas (+ 30 pontos), b) de 1251 a 1500 cartelas (+ 60 pontos), c) de 1501 a 1750 cartelas (+ 90 pontos), d) de 1751 a 2000 cartelas (+ 120 pontos), e) Mais de 2000 cartelas (+ 150 pontos). Cada bonificação expressa anteriormente somente poderá ser ganha uma vez por cada equipe (não se pode acumular essa bonificação extra). Além dessa primeira bonificação, a equipe que vender o maior número de cartelas, desde que seja mais de 2000 cartelas, ganhará de bonificação mais 200 pontos.

XI – Pintura de Painel medindo 2X2m (dois metros quadrados), versando acerca da “Preservação do Meio Ambiente frente à Sociedade do Consumo”. Cada equipe terá o tempo de 09 (nove) horas para realizar a presente tarefa. Somente alunos de cada equipe poderão participar da pintura.

Os critérios a serem avaliados serão: I) Fidelidade ao Tema Proposto; II) Cores e Formas; III) Detalhes e Perfeição; IV) Inspiração Artística; V) Impacto Visual. Em caso de empate os critérios de desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1º ao 5º critério (o primeiro vale mais que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado se dará através de sorteio. Cada um dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério, indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,2 (zero, vírgula dois).

Cada equipe deverá entregar com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de antecedência uma sinopse breve de compreensão do contexto da pintura realizada com o máximo de 500 palavras, que será disponibilizada aos jurados desta tarefa.

A pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:

1º) 80 pontos,

2º) 50 pontos,

3º) 20 pontos.

A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 50 pontos em sua pontuação geral.

XII – Tarefa do Experimento Científico em prol do Meio Ambiente no Liceu de Camocim. Nesta tarefa cada equipe deverá criar dois experimentos de natureza científica que sejam possíveis de ser aplicados no cotidiano do Liceu de Camocim, que viabilizem a economia de recursos e/ou a preservação ambiental. Os experimentos deverão ter um caderno de orientação e justificativa teórica da eficiência dos mesmos e deverá passar por uma análise prática da viabilidade e funcionalidade do mesmo. A soma da pontuação dos dois experimentos de cada equipe definirá a pontuação geral de cada equipe.

Os critérios a serem avaliados serão: I) Praticidade da experiência; II) Baixo custo da aplicação da experiência; III) Riqueza e detalhamento do Caderno Teórico; IV) Riqueza e clareza da apresentação da experiência; V) Adequação Científica do experimento. Em caso de empate os critérios de desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1º ao 5º critério (o primeiro vale mais que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado se dará através de sorteio. Cada um dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério, indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,2 (zero, vírgula dois).

A pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:

1º) 120 pontos,

2º) 80 pontos,

3º) 40 pontos.

A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 80 pontos em sua pontuação geral.

XIII – Tarefa da Tecnologia em defesa do Meio Ambiente. A tarefa consiste na construção de um Blog que defenda “A importância da preservação do Meio Ambiente”. Além das informações adequadas à consecução do alcance dos objetivos do blog, o mesmo deve ter a partir do dia 06/06/2011 a visita de pelo menos 1000 (um mil) internautas com IP (identificação pessoal) distintas até as 12:00h do último dia da V SACC. Será pontuada como tarefa cumprida. Todas as equipes que cumprirem essa tarefa receberão 100 pontos. A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 100 pontos em sua pontuação geral. A análise do cumprimento dessa tarefa ocorrerá por ocasião da V SACC em data a ser comunicada pela Organização do Evento, por meio da Programação Oficial.

XIV – Tarefa do Rendimento no Interclasses. A equipe que obtiver o melhor rendimento nos jogos interclasses – os critérios serão definidos no Regulamento do Interclasses 2011 – receberá uma pontuação na V SACC de 150 pontos. A segunda melhor equipe receberá 100 pontos, ao passo que a terceira melhor equipe receberá 50 pontos.

XV – As três últimas tarefas somente serão pontuadas pela melhor equipe de cada uma delas. As tarefas valerão 50 pontos cada. As tarefas são: a) Desfile de um Familiar {de qualquer dos alunos da equipe, sendo válidos somente esposos(as) ou companheiros(as), genitores(as), irmãos(ãs) ou avôs(ós)} ou Professor com roupa fabricada 100% com material reciclável; b) Mostra de objetos feitos com material reciclável por familiar(es) – máximo de três – {de qualquer dos alunos da equipe, sendo válidos somente esposos(as) ou companheiros(as), genitores(as), irmãos(ãs) ou avôs(ós)}. Os materiais devem ser construídos no local da competição em um intervalo máximo de uma hora e meia de construção dos referidos objetos. c) Apresentação de sessão de fotos (máximo de doze registros) que retratem as agressões ambientais existentes atualmente em Camocim.

CAPÍTULO IV – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 12: Todas as informações da V SACC serão disponibilizadas no Blog do Liceu de Camocim (www.liceudecamocim.blogspot.com) e afixadas no Flanelógrafo do Hall de Entrada do Liceu de Camocim (átrio inferior).

Parágrafo Único – Os Professores Articuladores terão acesso ao e-mail da V SACC (quintasacc@gmail.com) com sua senha para acessar as novidades do evento. Por meio desse canal poderão ser feitos questionamentos acerca do evento. Todos os questionamentos e posicionamentos serão respondidos.

Artigo 13: O Regulamento Geral da V SACC será apreciado, alterado (se necessário) e aprovado em reunião no dia 23/05/2010 na Sala da Direção, com a presença da Comissão Central Organizadora do evento e de representantes das três equipes participantes.

Artigo 14: A premiação consistira de três troféus personalizados com tamanhos distintos, além de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para a equipe vencedora, R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) para a equipe classificada na 2ª colocação e R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) para a equipe classificada na 3ª Colocação.



Artigo 15: Os casos omissos serão decididos pela Comissão Central Organizadora da V SACC, sempre que possível, ouvindo, antes, os representantes das três equipes participantes.

Camocim – Ceará, 09 de Maio de 2011.

Clairton Lourenço Santos

Diretor Escolar

José Maurício Sobrinho Coêlho José Adriano Almeida Tabosa Jakcilene Pessoa do Nascimento

Coordenadores Escolares

4ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE

Liceu de Camocim Deputado Murilo Aguiar

Rua Antônio Zeferino Veras, S/N – São Francisco – CEP: 62400-000 – Camocim – Ceará

Fone: 3621-1567 – E-mail: liceucamocim@escola.ce.gov.br

Um comentário:

  1. A gincana começou e pense no trabalhão para cumprir as tarefas,mas no fim das contas vai ser bem divertido aprender mais sobre a preservação do nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir

Comente aqui o que você acha do nosso blog e sobre temas relacionados a preservação do Meio Ambiente